Estima-se que em 2010, 70% das empresas do Brasil sofreram furto de materiais e fraudes, gerando um prejuízo de R$2,2 bilhões; esses dados se referem ao setor do varejo.
Esse não é um crime sem vítimas; o furto de materiais de escritório causa danos monetários às empresas e às comunidades que elas atendem porque esse dinheiro impacta diretamente em seus lucros, fazendo com que as elas tenham que aumentar o valor de seus produtos para equilibrar os prejuízos. Por sorte, há medidas que podem ser tomadas por todos na organização, do dono ao funcionário mais básico, para pegar quem rouba e coibir essa prática.
Registre cada detalhe do acontecimento. Seu maior aliado para apanhar funcionários roubando é a informação. Assim que notar a ocorrência de um furto, faça o seu melhor para reunir dados como o momento, o lugar e, se possível, quem estava por perto quando aconteceu.
- Dados que você pode querer registrar e/ou buscar em seus relatórios são:
- A hora e data exatos de quando se deu a falta do dinheiro ou mercadoria;
- O total na abertura e no fechamento do caixa ou ponto de venda (caso seja roubo de dinheiro)
- Contagem do estoque e relatórios de vendas (caso seja roubo de produtos)
- Nomes dos funcionários que estavam trabalhando no momento do roubo;
- Se possível, dados de acesso, entrada e saída, etc.
- Relatórios de gastos dos funcionários
- Relatórios de checagem dos materiais
- Se você não tem essas informações, comece a registrá-las assim que suspeitar de algo. Essa simples atitude é suficiente para inibir roubos futuros, mas se isso não acontecer, prepare-se para flagrar a situação.
Curta nossa página no Facebook