Quando se trata de vender, quanto mais, melhor. Esta é a maior missão de lojas de varejo, supermercados, farmácias, escolas e qualquer outro tipo de negócio.
Uma das estratégias mais usadas para vender é fazer com que os consumidores pensem que estão fazendo excelentes negócios, mas sem enganá-los!
Como se faz isto então? Usando o poder do preço psicológico.
O preço psicológico é uma estratégia de marketing amplamente utilizada por diversos setores há anos. Com esta técnica é possível atingir o subconsciente dos consumidores, fazendo com que eles tomem as ações que o comércio adora: compras.
O preço psicológico é uma estratégia de marketing que utiliza de técnicas psicológicas para influenciar a percepção dos consumidores a respeito dos preços. Essas técnicas visam atingir o subconsciente das pessoas para que os preços e descontos pareçam mais vantajosos e a dor de gastar o dinheiro diminua.
Além desta, existem diversas outras técnicas que visam causar o efeito psicológico de “preço baixo” nas pessoas.
Os preços psicológicos são comumente usados por um motivo: Funciona.
Um centavo a menos no preço (o famoso ,99)
Quem nunca se perguntou por que os preços terminam em 99? Afinal, essa é uma das estratégias mais usadas para vender mais.
Principalmente no varejo.
Diminuir um centavo de um preço arredondado causa a sensação de que um produto está mais barato.
O marketing explora este efeito psicológico há anos.
Mas por que isto acontece?
Embora seja óbvio que um centavo não represente uma grande economia na compra, nosso cérebro está “acostumado” a prestar menos atenção no centavos e dar mais prioridade ao número da esquerda.
Ou seja:
Quando o consumidor vê o preço R$ 99,99, o cérebro do consumidor está predisposto a entender “99”, ao invés de “100”.
Além disso, a redução no preço traz a falsa sensação de desconto e minimiza o sentimento de “culpa” dos consumidores.
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